• Por Hellen e Monique

Variação do Tower com Apoio Unilateral


O Tower é um exercício clássico que tem como objetivos fortalecer o Centro de Força, glúteos e posteriores de coxa, alongar os músculos da cadeia posterior e mobilizar a coluna. Nesta variação existe o desafio de manter a bacia estável e trabalhar bastante a flexibilidade dos isquiotibiais

Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal com a cabeça virada para a barra torre, que está conectada ao cinto de segurança e presa a uma mola vinda de baixo. Braços estendidos ao lado do corpo. Pernas estendidas, pés em Base Pilates, um com a ponta apoiada na Barra e o outro próximo mas sem apoiar nela.

Movimento: Começando com a ativação do Power House fazer o movimento de enrolar a coluna elevando vértebra por vértebra até a altura das escápulas mantendo as pernas conectadas. A partir daí iniciar a descida da bacia enquanto a perna de fora do apoio vai para longe, o máximo possível sem perder o C da coluna. Quando a bacia retornar ao aparelho a perna livre deve estar pousando no estofado. Levar o joelho da mesma em direção ao peito e depois estender a perna para o alto conectando à outra como se fosse completar um movimento de bicicleta.

Pontos Importantes:

  • Manter a bacia equilibrada pensando em crescer as pernas para o teto mantendo os calcanhares nivelados.

  • Os braços permanecem ativos contra o aparelho com as mãos indo para longe para aumentar o suporte da cintura escapular.

  • Se o praticante não possuir a flexibilidade necessária para descer a perna esticada até o aparelho peça para que ele comece mandando-a para longe até o ponto em que mantenha a estabilidade pélvica e a mantenha nesta posição durante a descida da pélvis.

O exercício não é indicado para praticantes com problemas na cervical, lombar, quadril e gestantes.

Vamos ousar sim, mas com responsabilidade. Se o praticante não estiver apto para fazer o Tower não poderá evoluir para esta variação.

Veja mais:

Tower

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.