• Por Hellen e Monique

Agachamento de Lado para a Barra Torre


As variações de Agachamentos são eficazes no fortalecimento dos glúteos. No Pilates Clássico existem exercícios como o Going Up, Mountain Climbing e o Russian Squats que usam o agachamento como recurso para trabalhar essa musculatura. No Contemporâneo temos a opção de usar a Barra Torre para adicionar carga para os membros inferiores e ainda fortalecer braços. Esse é o caso do exercício de hoje.

Posição Inicial: Colocar o cinto de segurança na Barra, deixando-a para fora. Acoplar a mola vindo de baixo. Ficar de lado para a Barra, segurando-a com a mão próxima a ela. Pernas afastadas ficando a de fora na frente enquanto outra fica atrás com apenas a ponta do pé apoiado.

Movimento: Dobrar os dois joelhos como se o de trás fosse apoiar no chão. Parar a 90 graus de flexão e sustentar a posição enquanto o cotovelo estende empurrando a Barra para cima. Voltar primeiro o braço, flexionando o cotovelo para então estender os joelhos voltando para a posição inicial.

Pontos Importantes:

  • O joelho da frente não pode nem avançar além do pé, nem ficar atrás dele. Deve ser mantido na linha do pé com a perna ficando perpendicular ao solo.

  • Ao subir a barra é importante que o ombro fique encaixado longe das orelhas.

  • É muito comum o aluno compensar inclinando o corpo para o lado ao estender o braço, por isso devemos orientá-lo a manter seu alinhamento em Caixa.

  • O lado da bacia da perna da frente tende a subir, por isso pode-se pedir ao praticante para pensar que o ísquio deste lado quer ir para o chão o tempo todo.

Lembre-se que para fazer esse exercício é importante que o Pilateiro já tenha passado pela variação sem carga, pois não adianta ficar irritado quando o avançado não funciona se você pulou o simples.

Veja mais:

Estabilizar a Pélvis Durante os Agachamentos Faz Toda a Diferença

Agachamento com Fortalecimento de Membros Superiores

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.