top of page
  • Por Hellen e Monique

Síndrome da Banda Iliotibial

pilates banda iliotibial

A Banda ou Trato Iliotibial é uma estrutura localizada na região lateral da coxa que se origina na pélvis, através dos músculos Glúteo Máximo e Tensor da Fáscia Lata e segue até a perna, onde fixa-se na região lateral da tíbia em sua porção proximal. Tem função importante no controle dos movimentos da pélvis e fêmur sobre a tíbia quando o membro inferior sustenta o peso.

A Síndrome da Banda Iliotibial consiste em uma lesão inflamatória que surge durante a prática de atividades em que ocorram repetidas flexões e extensões do joelho, como a corrida e o ciclismo, já que esses movimentos geram um deslocamento da Banda sobre o Epicôndilo Lateral do Fêmur e consequentemente uma fricção entre eles.

pilates banda iliotibial

A queixa principal é dor na região lateral do joelho logo acima da linha articular, podendo haver também queimação, edema e crepitação. Em casos mais graves as dores podem irradiar para a coxa e perna. O sintoma surge com o início da atividade e aumenta progressivamente durante a prática.

O diagnóstico é clínico e alguns exames complementares podem ser solicitados para excluir outras patologias.

Entre as causas estão:

- Treinamento inadequado: iniciar atividades ou aumentar a intensidade sem preparo, calçados impróprios, terrenos inclinados, altura incorreta do banco da bicicleta.

- Alterações anatômicas e posturais: membros inferiores com diferença de comprimento, aumento da proeminência óssea do Côndilo Femural, joelho varo, tíbia em rotação interna, pé pronado.

- Alterações musculares: fraqueza dos glúteos e consequente sobrecarga do Tensor da Fáscia Lata ou encurtamento deste gerando tensão na Banda Iliotibial e maior compressão sobre o joelho.

O tratamento é conservador e consiste em aliviar a dor e a inflamação, fazer repouso e principalmente buscar a causa. Raramente a intervenção cirúrgica é necessária.

O Pilates pode ser um grande aliado para os praticantes de esportes, profissionais ou não, tanto na reabilitação quanto no aumento da performance, já que promove fortalecimento muscular, flexibilidade, melhora da postura e propriocepção. O que você está esperando para correr para um estúdio?

Veja mais:

Tags:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page