Abdominal Oblíquo com a Faixa Elástica

 

Os oblíquos do abdômen são importantes para a manutenção da postura e para manter a lombar segura e estável por isso é importante manter essa musculatura forte. No exercício proposto no vídeo usamos a faixa elástica para aumentar o desafio e a carga não só sobre os oblíquos mas também sobre braços e ombros.

 

Posição inicial: Sentado no arco do Barril de frente para o espaldar um pouco abaixo do topo. Os pés ficam com os calcanhares apoiados na segunda trave de cima para baixo enquanto os dorsos se prendem a primeira. A faixa elástica fica transpassada na primeira trave e as mãos seguram as pontas dela. Os braços ficam estendidos à frente.

 

Movimento: Começa-se enrolando a coluna para trás pela bacia, ou seja, pensando em mandar o cóccix para o calcanhar e colocando o umbigo para dentro e para cima para otimizar a contração do transverso do abdômen. Ao mesmo tempo em que a coluna enrola em C e vai para trás, o tronco vai girando na diagonal e os braços abrem em abdução horizontal. Lembrando que a rotação deve ser feita da cintura para cima, a bacia continua virada para os pés. Deve-se aproveitar a resistência da faixa para intensificar a contração da musculatura abdominal. O praticante só desce até o ponto que consiga manter a coluna enrolada. Mantem-se a posição do tronco para realizar o fechamento e a abertura do braço. Ao final o tronco retorna sempre mantendo o C.

 

O instrutor deve regular a resistência oferecida pela faixa de acordo com o aluno. Quando a carga está forte é possível que o praticante use-a para sustentar o peso do corpo e foque só no trabalho dos braços, mas este não é o objetivo do exercício. É importante ensiná-lo a usar essa resistência contra o abdômen e aproveitar a força para estabilizar bem o corpo e aumentar a rotação do tronco.


Os praticantes devem saber que todo exercício de Pilates tem como foco o fortalecimento do Centro de Força, por isso não adianta nos culpar quando insistimos para que o xixi seja preso, a barriga vá para dentro, o cóccix para o calcanhar e para que as costelas fechem, pois a culpa de seus abdômens serem fortes é única e exclusivamente de Joseph.

 

Veja mais:

 

Oblíquos do Abdômen

Abdominal Oblíquo na Fitball

Abdominal Oblíquo na Cadeira

Rolldown Oblíquo

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.