Treinando para a Teaser

 

O exercício Teaser é da serie clássica de MAT que tem versões criadas pelo próprio Joseph para Cadillac, Reformer e Cadeira, além de outras versões do Pilates Contemporâneo.

 

Pilates desenvolveu seu método traçando não só exercícios que começam simples e vão crescendo em dificuldade de acordo com a evolução do aluno, como também exercícios que treinam o corpo do praticante para que ele consiga aos poucos iniciar outros mais difíceis e complexos, ou seja, o mais simples tem a função de preparar para o mais avançado. Desta forma, mesmo a Teaser sendo um exercício complexo, mantendo a didática do método fazemos o pilateiro alcançar o objetivo de sair bem na foto sustentando seu centro de força com louvor e ainda com um belo sorriso.

 

Seguindo a didática de Joe no Método Original é necessário estar craque na série iniciante para ser iniciado na intermediária, onde encaixa-se a Teaser. Neste momento ele é instruído a executar o preparo e as variações iniciais. Como o exercício tem um componente de mobilidade articular e outro de estabilidade da coluna, antes do aluno realizá-lo deve estar craque em:

 

Articular a coluna:

Roll Up - É empregada a mesma transferência usada na Teaser da posição deitada para sentada com ênfase na mobilidade em flexão da coluna como um todo, além de trabalhar a dissociação do movimento do ombro e da cintura escapular iguais aos dois exercícios. O Roll Up ainda alonga a cadeia posterior, fator importante para que o aluno chegue no objetivo final.

Rolling Back, Spine Stretch e Open Leg Rocker - Enfatizam o enrolar da coluna, a curva C, que para ser feita é necessário a contração correta do abdômen. Poucas pessoas dão valor a esses exercícios e os considera apenas recreação ou alongamento, mas na verdade são muito importantes para que o aluno tome consciência dos músculos do Power House e do posicionamento da coluna. Além disso, tanto Spine Stretch quanto Open Leg Rocker contam com o trabalho de flexibilidade dos membros inferiores.

 

Para Estabilizar:

Hundred - Assim como os outros abdominais mencionados abaixo, tem um fator de mobilidade em flexão, no entanto esse movimento acontece apenas na dorsal enquanto os músculos do Core contraem para que a lombar fique segura, por isso é mais considerado como um exercício de estabilidade.

Série dos 5 Abdominais em Sequência - Os fatores de mobilidade e estabilidade são iguais aos do Hundred e ajudam os músculos a ganharem a força necessária para exercícios ainda mais desafiadores. Dentro desta série, com o objetivo da evolução para a Teaser, destaca-se o Double Straight Leg Stretch, pois o mesmo possui o movimento das pernas exatamente igual à Teaser mas no primeiro a complexidade é menor porque a lombar está no solo, enquanto no segundo ela é sustentada apenas pelo Centro de Força, já que o apoio é no espaço entre ísquios e coccix.

Corkscrew - É excelente para o fortalecimento dos estabilizadores da coluna lombar. Apesar de ter um fator de rotação das vértebras, coisa que não ocorre na Teaser, é importante para o treinamento dos músculos abdominais.

 

O próximo passo é começar a introduzir a Teaser na rotina do aluno. Veja como aqui.

 

Evoluir dentro do método é essencial e todas as ferramentas estão à disposição do instrutor, então mãos a obra!

 

Veja mais:

 

Teaser na Cadeira

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.