Jairzinho na Cadeira

 

Sabe o Jairzinho? Aquele velho exercício de ginástica localizada ganhou nova roupagem no Pilates Contemporâneo inspirada na Preparação para o Clássico Mountain Climbing.

 

O praticante posiciona a ponta de um pé no pedal, descendo-o até o final. O outro é todo apoiado no assento com o joelho na linha do pé. As mãos em princípio tocam a cadeira levemente, mas só para dar segurança, ou seja, o peso não deve ficar nelas. A coluna forma um C.

 

Os maiores desafios deste exercício são manter o alinhamento da bacia e a curva da coluna. Para ajudar o pilateiro nesta missão podemos dar algumas dicas como:

 

  • Para o alinhamento horizontal da bacia: Leve o ossinho do bumbum da perna de cima para o calcanhar da perna de baixo.

  • Para a curva C: Leve o cóccix para o chão e faça a barriga fugir da coxa acionando cada vez mais o Power House.

  • Para melhorar os dois ítens acima: acione os músculos da Base Pilates.

  • Mantenha essas intenções durante todo o exercício.

 

É importante ajudar o aluno a se alinhar antes do movimento começar assim fica mais fácil para ele entender os comandos.

 

Depois de posicionado, ele deve pensar que um cinto puxa seu abdômen para dentro e a partir desta contração leva a bacia para cima, pressionando o assento da cadeira com o pé e esticando a perna até fechar todo o pedal sem deixar o joelho avançar além dos dedos e nem ficar atrás do calcanhar. Então o praticante volta a dobrar a perna até 90 graus mantendo todas as contrações e a pressão do pé contra a cadeira. Neste ponto, o outro joelho dobra, como se fosse em direção ao peito aproveitando para ganhar na curva da coluna para logo após o pé pressionar o pedal para baixo de novo. Nessa hora os músculos do Core devem ser mais acionados para que a coluna não vá em extensão.

 

Esse é um excelente exercício de fortalecimento de glúteos, coxas e abdômen. Na progressão o aluno pode tirar o contato da mão abrindo os braços na linha dos ombro.

 

Isso já adicionará muita dificuldade ao exercício. Na evolução podemos introduzir o Mountain Climbing.

 

Como diz o ditado exercício velho é que faz oportunidade boa! Bom, é mais ou menos por aí.

 

Veja também:

 

Jairzinho no Reformer

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.