- Por Hellen e Monique
Variação do Pump One Leg Standing Front com a Fitball
O Pump One Leg Standing Front é um exercício de nível intermediário da série clássica realizada na Cadeira. Seus objetivos são fortalecer o Power House, glúteos e coxas.
O aluno inicia com um pé no chão de frente para o aparelho e bem próximo à sua base e o outro pé apoia a ponta sobre o pedal sustentando o calcanhar alto. Pé, joelho e quadril ficam na mesma linha. As mãos seguram suavemente as alças e os ombros permanecem baixos. O tronco deve ficar alinhado, de maneira que o topo da cabeça aponte para o teto e o cóccix, para o chão.
O pedal é empurrado para baixo ao mesmo tempo em que o pilateiro pensa em crescer a coluna, concentra o peso na perna que está sobre o aparelho e não na de apoio. O retorno é feito de maneira controlada, resistindo à pressão das molas e apenas até a altura que não provoque uma inclinação da pélvis. O Centro de força trabalha para manter a estabilidade da coluna, evitando que ocorra uma extensão da lombar na ida e uma flexão na volta.
No vídeo mostramos uma variação usando a Fitball. Para entrar na posição, o praticante segura nas alças, empurra o pedal para baixo e descarrega o seu peso sobre ele para então apoiar a perna contralateral sobre a bola. Esta deve estar próxima ao aparelho, mas sem tocar nele, de maneira que consiga manter o alinhamento do tronco descrito acima.
O aluno então descarrega o peso do corpo sobre a bola e executa o movimento do pedal.
Como a bola provoca uma instabilidade, existe uma forte tendência dos braços e ombros tensionarem para ajudar a equilibrar. E como todo bom pilateiro sabe, isso é papel do seu melhor amigo, o Power House.
É altamente recomendável que o instrutor esteja junto do praticante quando ele for entrar e sair da posição para evitar um possível acidente caso ocorra um momento de distração ou desequilíbrio.
Os desavisados podem achar que a versão original é simples demais e que apenas a variação com a bola é interessante, mas trata-se de um exercício bem eficiente. O que os olhos não veem, o corpo sente.
Veja mais: