• Por Hellen e Monique

Abdominal Oblíquo na Cadeira


Este exercício tem como objetivo fortalecer os músculos laterais do tronco tanto anteriores como posteriores. Ele oferece menos dificuldade que o Twist, por isso pode ser um preparatório para o mesmo.

O aluno deve colocar a bacia de lado no assento da cadeira e apoiar uma das mãos no pedal. Com a assistência das molas ele deita até ficar com o corpo todo na horizontal em decúbito lateral formando uma linha reta entre pés e cabeça com o outro braço ao longo do corpo. É importante que ele ache seu equilíbrio antes de começar o exercício, para que consiga manter a concentração nos detalhes que interessam para sua melhor execução.

A cabeça começa voltada para o chão. O pilateiro deve pensar primeiro em crescer melhorando seu alongamento axial, a bacia deve estar neutra, ou seja, o cóccix mirando os calcanhares que estarão juntos em Base Pilates para desta forma ajudar na conexão dos músculos do Centro de Força. Feito o crescimento, o tronco começa a subir em um longo arco para longe e para cima enquanto a mão do pedal exerce leve pressão contra ele, não para ajudar na subida do corpo, mas para manter o ombro baixo, enquanto a outra mão escorrega para longe. Durante a elevação do tronco a cabeça gira para frente e para o outro lado para evitar tensão na cervical.

O objetivo é subir até fechar as molas, mas isto deve ser feito sem que a bacia tombe para trás, o que é muito comum. Podemos orientar o aluno a mandar a EIAS do lado de cima para frente, mantendo-a sempre alinhada com a de baixo. A partir daí o praticante pode descer pensando em resistir a volta e não somente cedendo a força da gravidade. A cabeça volta a mirar o chão.

O aluno que está executando pela primeira vez deve usar o apoio da caixa da cadeira se preciso.

A variação mostrada no vídeo inclui o movimento de abdução da perna e do braço que de ser feito sem que o corpo desabe ou desalinhe, então é necessário pensar ainda mais no crescimento, no posicionamento da bacia a fim de evitar que ela rode para trás ou que a lombar entre em extensão.

Trabalhar os insuportáveis pneuzinhos é ótimo e sentí-los queimando no final dá uma sensação maravilhosa de dever cumprido. Por isso mãos à obra.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.