top of page
Buscar

Variação do Hip Opener

  • Por Hellen e Monique
  • 19 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

O Hip Opener faz parte da série avançada do repertório do Pilates Original.

Como o nome diz, o objetivo é abrir a articulação do quadril, fortalecendo os rotadores externos e alongando os rotadores internos e adutores de coxa.

Um dos maiores desafios é manter o alinhamento correto da pélvis, sem isso não alcançamos os resultados desejados.

Esse exercício é realizado em decúbito lateral no Cadillac com apoio da ponta do pé na barra torre. Originalmente o praticante deita com a cabeça virada para o lado em que essa barra está fixada exigindo bastante habilidade e flexibilidade do pilateiro, por isso é um avançado.

No vídeo trabalhamos uma variação com a posição oposta, reduzindo a complexidade do movimento. Outra adaptação que ajuda o aluno a manter a postura é manter a perna de baixo flexionada em vez de estendida na linha do tronco.

Portanto, utilizamos como posição inicial os dois membros inferiores dobrados, sendo que o de cima encontra-se no máximo de rotação externa sem compensar rodando a bacia para trás. É importante evitar também a inclinação pélvica, isto é, manter o espaço entre quadril e costelas igual dos dois lados. Como a tendência é a cintura de cima "fechar", o aluno deve pensar em empurrar a crista ilíaca de cima para longe tanto na ida quanto na volta do movimento.

A perna empurra a barra até esticar, como se o pé quisesse ir cada vez mais para longe, e flexiona apenas até o ponto em que a pelve se mantenha alinhada.

É preciso ter cuidado para a perna de baixo não tensionar, como se quisesse empurrar o aparelho para baixo para ajudar a dar estabilidade para o corpo. Como sabemos, isso é função do Power House e ela deve ficar relaxada.

Os cuidados e regrinhas são os mesmo exigidos na versão Original.

O Pilates é considerado por alguns um esporte radical, mas jamais deve ser perigoso. Por isso não podemos esquecer de um importantíssimo item de segurança: o cinto para prender a barra torre sempre que a mola vem de baixo.

Mais uma vez, no mundo de Joseph não interessa apenas a força e sim o pacote completo, incluindo o controle, a consciência corporal e a flexibilidade.

Posts recentes

Ver tudo
Balance Control - Push Up Back

É um avançado que tem o objetivo de fortalecer ombros, braços, costas e quadris. O Balance Control - Push Up Back nos lembro o Leg Pull e...

 
 
 
Long Stretch Series

A serie do Long Stretch é intermediária e marca o início da complexidade deste nível. Antes dela alguns exercícios como o Coordintion já...

 
 
 
Logo Espaco Fluir V_04-04.png

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.

bottom of page