Artrodese da Coluna
Artrodese é a fixação cirúrgica de uma articulação gerando sua imobilidade. Este recurso é usado para estabilizar quando a instabilidade gera dor e agride a articulação.
Na coluna, pode ser feita em qualquer segmento e só é uma opção quando os tratamentos conservadores fracassam em aliviar os sintomas.
Principais patologias que podem ser tratadas por Artrodese:
Artroses com grande degeneração articular;
Grandes escolioses em adultos;
Colunas que já passaram por cirurgias de Hérnia de Disco e ainda possuem compressão com pinçamento nervoso;
Fraturas por diversas causas;
Instabilidades geradas por frouxidão ligamentar;
Nestes casos, a fixação é feita entre um ou mais níveis em sequência anulando a movimentação nos mesmos. Como a coluna é feita por diversas articulações que trabalham juntas para gerar um grande movimento sua mobilidade geral normalmente não fica prejudicada.
Quando uma região é fixada, para compensar o movimento perdido com a operação outras áreas acabam ficando hiper móveis. Temos que trabalhar para fazer esse aumento da mobilidade ser distribuído por toda a coluna e não aconteça apenas em níveis normalmente mais móveis.
Exemplo: Artrodese de L4-L5. L2-L3 e L3-L4 que já são segmentos com boa mobilidade podem ficar sobrecarregados e isto pode levar a lesões locais como hérnias de disco.
O objetivo é colocar as vértebras para trabalhar de forma harmônica evitando que trabalhem em bloco e fortalecendo e conscientizando os estabilizadores. Veja aqui como trabalhar a mobilidade da coluna de forma saudável.
Alguns exercícios que favorecem a mobilização: