top of page
  • Por Hellen e Monique

Períneo - Todo Mundo Tem o Seu


pilates e períneo

Se​mpre que orientamos a contração do períneo nas aulas de Pilates, os homens arregalam os olhos e fazem uma cara de questionamento, por isso o post de hoje é dedicado à eles.

O períneo é a região do corpo humano que começa, nas mulheres, na parte de baixo da vagina e estende-se até o ânus e, nos homens (SIM, homens também tem), localiza-se entre o saco escrotal e o ânus. Compreende um conjunto de músculos e aponeuroses que fecham a pelve inferiormente. Sendo atravessado posteriormente pelo reto e na parte anterior pela uretra, tem a função de fechar esses canais, sendo responsável pela continência urinária e fecal.

Também é responsável pelo fechamento da vagina e, nos homens, sua contração favorece a ereção e o controle ejaculatório, portanto uma maior consciência desta região também é importante para a função sexual tanto feminina quanto masculina.

Em mulheres é importante trabalhar essa musculatura principalmente durante e após a gestação e depois da menopausa quando a incontinência urinária se torna um problema frequente.

Em homens, além do conhecimento e controle serem fundamentais para tratar problemas sexuais, podem tratar de incontinência urinária, que pode ser causada, por exemplo, por cirurgia de próstata.

Apesar dos exercícios de Pilates requererem a contração do períneo e ajudarem no ganho de consciência e força nesta região, não são específicos para a reabilitação, portanto nos casos de disfunções, converse com seu fisioterapeuta.

Tags:

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page