Artrite Reumatóide

A Artrite Reumatóide é uma doença idiopática (aparece de forma espontânea e tem causa desconhecida), crônica e sistêmica. Nela o sistema imunológico começa a agir contra o próprio organismo, sendo o principal alvo a membrana sinovial, uma fina película que reveste as articulações. Explicando de maneira simples, é como se de repente, sem motivo, o próprio organismo atacasse uma articulação qualquer do corpo provocando uma inflamação.

 

Normalmente acomete as articulações das mãos e pés, mas pode acontecer em articulações maiores como tornozelos, joelhos e ombros.

 

Os sintomas são dor, vermelhidão, inchaço e rigidez. Se não for tratada corretamente , as sucessivas inflamações podem levar a fragilidade, deformidade e ao comprometimento das articulações levando a limitações de movimentos e, com isso, dificuldade na realização de tarefas diárias.

 

Por ser sistêmica também pode afetar outras áreas como pulmões e olhos, por exemplo, também provocando inflamação.

 

Pode aparecer em qualquer idade e sexo, mas é mais frequente em mulheres acima dos 40 anos.

 

Uma vez diagnosticada a doença, é importante que o paciente entenda seu problema e comece a se cuidar seguindo as orientações médicas.

 

O tratamento é multidisciplinar e envolve:

 

  • Nutrição: uma dieta adequada é importante, pois o sobrepeso maltrata ainda mais as articulações.

  • Exercícios físicos: o fortalecimento muscular deve ser feito para que não haja sobrecarga articular, mas só devem ser prescritos exercícios de leves a moderados, pois em demasia, os mesmos podem levar a uma crise, por isso é preciso procurar um profissional que entenda a condição do paciente.

  • Repouso: O paciente deve entender que quando inflamada, a articulação precisa descansar para se recuperar mais rápido.

  • Medicamentos: Quanto antes a pessoa procurar um médico melhor para o controle da doença. O tratamento é feito de acordo com o paciente. O médico prescreverá de acordo com a resposta de cada um. Normalmente o uso de medicamentos específicos é feito de longo prazo a intermitente. Caso ocorra o processo inflamatório, antiinflamatórios são usados para combater os sintomas.

  • Cirurgia: Quando a mesma articulação é atacada várias vezes, suas estruturas ficam fragilizadas e podem ocorrer rupturas de tendão, grande desgaste ósseo ou, em decorrência deste desgaste, uma deformidade que limite sua função, nestes casos, pode existir  indicação cirúrgica.

 

No estúdio de Pilates tanto o instrutor quanto o aluno devem estar cientes que a resistência usada será leve. Temos que ganhar em qualidade de movimento e concentração para potencializar o trabalho muscular de forma segura. A este cliente será contra-indicado saltos, aéreos, avançados, grandes cargas. Devemos ficar atentos também a exercícios com descarga de peso em punhos como pranchas e flexões de braços, o peso pode ser excessivo para a articulação. Dependendo do caso podemos adaptar como na foto abaixo, veja mais aqui.

 

Muitas vezes, caso haja acometimento nas mãos, será necessário o uso de alças de punho para o fortalecimento dos braços. (foto abaixo)

 

 

Trabalhar na área de saúde é uma grande responsabilidade, por isso devemos estudar e escutar as queixas de nossos clientes para entender a necessidade de cada um e poder adaptar os exercícios no intuito de melhorar a qualidade de vida de todos eles. É uma tarefa árdua, principalmente quando trabalhamos com grupos, mas sem dúvida é muito gratificante.

Tags:

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.