top of page
  • Por Hellen e Monique

Gestação não é Doença, mas Requer Cuidados Especiais


Nestes nove meses em que acompanhamos a gravidez da professora Hellen, postamos vários exercícios adaptados para gestantes e recebemos algumas perguntas e também contestações. Nós compartilhamos a forma como trabalhamos baseada no que estudamos em livros e artigos científicos.

Para começar, é importante que a cliente tenha a liberação médica e então fazemos a nossa anamnese para ficar a par da história daquela grávida e da barriga. Mesmo depois de tudo isso, não podemos esquecer que cada gestação é única, nem a mesma mulher tem duas gestações iguais, por isso passamos exercícios de leve a moderados e ficamos atentas a toda e qualquer queixa da futura mamãe.

Como sabemos, todo exercício de Pilates se bem feito é super, portanto não precisamos inventar coisas novas e sim adaptar o que já sabemos para que a gravidinha consiga fazer o que for indicado à ela de forma confortável, pois quando o apoio dói ou a variação é forte demais e impossível de ser realizada naquela condição ou ainda existe medo, as compensações aparecem. Não podemos deixar os erros acontecerem com ninguém, principalmente com grupos especiais de alunos onde um erro pode acarretar sérias consequências. Por isso, preferimos trabalhar com total segurança e, para as barrigudinhas, evitamos:

  • Exercícios avançados;

  • Malabarismos, bases instáveis, exercícios em pé no reformer e qualquer exercício com risco de queda;

  • Elevações de quadril;

  • Extensões de coluna;

  • Decúbito ventral desde o início;

  • Fortes cargas e grandes amplitudes para fortalecimento do abdômen;

  • Saltos;

  • Pranchas tanto frontais quanto as laterais.

Mesmo que a gestante seja pilateira, bailarina, atleta ou trabalhe no Cirque Du Soleil, não a colocamos pendurada, nem de cabeça para baixo, nem faremos nada descrito acima.

Como você pode ver nas fotos, todo exercício pode ser simplificado e ainda assim continuar trabalhando os mesmos músculos com uma boa intensidade, portanto que o aluno seja bem orientado para alcançar os objetivos certos.

Qualquer que seja a especificidade de seu cliente, estude, se informe e planeje uma aula com exercícios que sejam úteis a realidade daquela pessoa, não vemos sentido em trabalhar de outra forma, mas esta é apenas a nossa opinião.

Veja exercícios com adaptações e mais artigos sobre gestantes aqui.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page