- Por Hellen e Monique
Como Aproveitar ao Máximo sua Aula de Pilates
O alemão Joseph Pilates era praticante de diversas atividades físicas e estudioso do corpo humano, um auto didata perfeccionista que criou um método onde o objetivo era ensinar as pessoas a se moverem com qualidade dentro e fora dos estúdios.
Um dos discípulos diretos do casal Joseph e Clara Pilates , Jay Grimes uma vez disse: "Chega um ponto em que você se torna Pilates e Pilates se torna você. O grande feito de Joe não era ter pessoas a malhar na academia durante horas todos os dias. Ele queria treinar seu corpo de modo que cada movimento seu seja um exercício construtivo. Quando todo o seu corpo está envolvido e funcionando corretamente, mesmo que você esteja apenas se levantando, andando pela sala ou sentando-se em uma cadeira, estará fazendo um exercício". Esse era o objetivo do criador do método, fazer todos se moverem com facilidade, segurança e habilidade em suas atividades diárias, sejam elas quais forem.
Por isso, o método é cheio de regras e o instrutor irá repeti-las inúmeras vezes, pois isso é Pilates. A começar pela respiração, talvez a parte mais importante e difícil de aprender e controlar. Se a gente parar para pensar, não deveria ser pois como disse Joe "respirar é o primeiro e último ato da vida". Fazemos isso o tempo inteiro desde sempre, então não conseguimos entender quando um aluno interrompe a aula para perguntar se vai ficar somente respirando! Não, não vai, existem muito mais coisas pela frente, mas antes, durante e até depois de todas as outras coisas, vai aprender a respirar direitinho como o método exige porque sem isso não é Pilates.
Inspirar e expirar não é apenas colocar ar para dentro e para fora dos pulmões, mas abastecer seu corpo de energia, levar combustível para suas células e ainda é utilizar músculos fundamentais para manter o corpo firme. Pilates usou este ato para organizar todo o corpo. Na expiração completa, por exemplo, usamos diversos músculos abdominais, músculos estes que se localizam no centro do corpo e são importantes para nos proteger e equilibrar. Então sim, vamos respirar bastante e com qualidade, ativando o abdômen para deixá-lo cada vez mais forte. No entanto, isto será feito junto aos exercícios, enquanto o aluno fortalece braços e pernas, abdômen e os músculos das costas. Por isso tenha paciência, deixe a ansiedade do lado de fora do estúdio e concentre-se para fazer o que seu instrutor pede.
Por falar em concentração, Pilates dizia que seu método começava com o controle da mente sobre o corpo e orientava seus alunos a manter suas mentes concentradas no propósito do exercício, pois os benefícios da técnica dependiam do aluno realizar os exercícios exatamente como as regras eram dadas, então, sim conversar é legal, a "social" faz parte, mas não desperdice sua aula. Concentre-se em seu corpo durante o exercício e lembre-se que se seu instrutor repete aquelas mesmas orientações todo o tempo é porque elas são realmente importantes para que o alinhamento do corpo seja mantido e para que os músculos certos sejam plenamente ativados.
Tenha calma, o método é um aprendizado e vai ficando cada vez mais complexo.
Nem todo mundo fará exercícios avançados, mas isto não é uma derrota, pois mesmo que sejam os mesmos, a forma como o corpo os entende é diferente. Qualquer que seja o exercício de Pilates, se bem executado, é um exercício completo e excelente, portanto, não olhe o colega do lado, não queira fazer o que ele faz, se seu instrutor não passou determinado movimento para você ele deve ter razões para isso e a principal, provavelmente, é proteger seu corpo. O tempo perdido espiando será muito melhor gasto se utilizado para fazer você dominar seu corpo seja qual for o movimento que estiver fazendo.
Então aqui ficam as regras:
Não reclame da respiração, ao invés disso, concentre-se ao máximo nela.
Não gaste seu tempo em longas conversas ou em qualquer outra coisa que não seja em seu corpo.
Deixe a ansiedade de lado. Fazer exercícios rapidamente não fará sua aula mais difícil, pelo contrário, quando o aluno acelerá os erros e compensações acontecem e eles nada mais são do que a forma do corpo de ir pelo caminho mais fácil. Já uma aula feita de forma mais lenta e controlada é 100% aproveitada e os resultados aparecem logo.
Preste atenção em todas as orientações pois elas são fundamentais. Às vezes, o aluno para de ouvir as dicas dadas, principalmente quando a turma e o instrutor são antigos e ele já está acostumado com a linguagem, isso é um grande erro. Escute e tente passar para seu corpo todos os detalhes que são pedidos, com certeza a aula vai ficar mais desafiadora e interessante.
Execute os movimentos com atenção e cuidado.
Quando entrar em um estúdio de Pilates, esteja aberto a fazer Pilates, então, como Joseph dizia “siga as regras exatamente como elas são dadas” porque tudo faz diferença no resultado. Proponha-se a fazer a atividade física que você escolheu e não tente mudá-la porque estará jogando seu dinheiro fora. Se o método não te agradar do jeito que é, procure outra atividade física, afinal cada um é de um jeito e uns gostam de Pilates, outros de corrida, musculação, Cross Fit, yoga…
Todo exercício é válido portanto que seja feito com qualidade e regularidade. ;)