Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é uma causa comum de metatarsalgia (dor na ponta do pé), com maior incidência em mulheres de meia idade.

 

Trata-se de um espessamento de nervos que passam entre os dedos dos pés, principalmente os ramos entre o terceiro e quarto e, menos frequentemente, entre o segundo e terceiro dedos.

 

Os sintomas geralmente são unilaterais e englobam dor no antepé, que pode irradiar para os dedos e outros sinais de compressão nervosa, como dormência, formigamento, choque e queimação. Há piora do quadro em situações em que realiza-se a hiperextensão dos dedos, como ao apoiar na ponta do pé, correr e subir escadas.

 

As causas não são bem definidas, sendo as mais comuns a compressão mecânica da região provocada principalmente pelo uso de calçados inadequados (salto alto e bico fino), deformidades do pé (alterações do arco plantar, posicionamento dos dedos e patologias como o Hálux Valgo, por exemplo), impactos repetitivos (como no caso da corrida) e traumas diretos.

 

O diagnóstico normalmente é clínico, feito através do exame físico e com o auxílio de Ultrassom e Ressonância Magnética para confirmação. A radiografia é útil para descartar outras possíveis causas.

 

Inicialmente aplica-se o tratamento conservador, com o uso de analgésicos, correção da marcha, uso de calçados adequados e palmilhas específicas. Apenas nos casos em que essa conduta não traz bons resultados é que a cirurgia é indicada.

 

Dentro do ambiente do Pilates é recomendado não utilizar apoio sobre as pontas dos pés com alunos que possuem o Neuroma de Morton, além do instrutor ter o papel de orientá-lo a tratar o problema, já que essa dor no pé causa compensações na marcha e na distribuição da carga sobre outras articulações.

 

Cuidado, pois um probleminha no pé pode se tornar uma grande dor de cabeça (e de coluna, e de quadril, e de joelho…).

 

Tags:

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.