top of page
  • Por Hellen e Monique

Crisscross


O Crisscross faz parte do repertório clássico do Pilates, sendo o último dos cinco exercícios abdominais realizados sequencialmente em decúbito dorsal, também chamados de Stomach Series. Tem como objetivo trabalhar os oblíquos e como sempre, o Power House.

Na série original vem logo após o Double Straight Leg Stretch. A posição inicial é com o tronco elevado até o ângulo inferior das escápulas, ou como costumamos falar nas aulas, na linha do fecho do sutiã. As mãos apóiam a nuca com os cotovelos abertos e os joelhos começam dobrados com os pés fora do chão. O movimento dos membros inferiores acontece simultaneamente, mas em sentidos opostos. Isto é, enquanto um lado dobra o outro estica.

O aluno fará a extensão da perna direita pensando em levá-la para longe enquanto o tronco faz a rotação em direção ao joelho esquerdo como se fosse fazer o cotovelo direito tocá-lo. Para intensificar ainda mais a contração, o praticante pensa que quer olhar por trás do cotovelo esquerdo, se certificando de que é o abdômen que mantém o tronco no alto e promove a rotação, e não há força nem tensão no pescoço e nem o ombro. Então o pilateiro vira para o outro lado, levando o cotovelo esquerdo em direção ao joelho direito enquanto estende a perna oposta.

A pelve se mantém neutra no solo durante toda a execução, portanto o membro inferior estica em uma altura que não desestabilize a lombar. A altura do tronco deve ser sustentada, evitando que os cotovelos toquem o solo ao se realizar a rotação.

No vídeo demonstramos uma variação para gestantes, em que um pé é mantido sempre apoiado no solo com o intuito de evitar a sobrecarga na coluna. Neste caso não há a alternância dos lados, o movimento do tronco é feito virando para um lado e retornando ao centro.

Como sempre falamos, cada caso é um caso. Nem toda gestante estará apta a fazer o exercício demonstrado. É necessário ter acompanhamento médico e o instrutor deve avaliar os exercícios mais indicados para ela.

Veja mais - Os Cinco Abdominais em Sequencia da Serie de MAT de Joe:

Crisscross

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page