top of page
  • Por Hellen e Monique

Teaser na Cadeira


A Teaser é um exercício muito desafiador para o Power House. Caso o aluno nunca tenha feito, o melhor é que comece no solo (veja aqui). Caso ele já esteja familiarizado, podemos experimentar na Cadeira.

Peça para o praticante sentar na Cadeira de costas para a barra de pés. Se estiver usando a Wunda Chair (mais larga) oriente-o a sentar no meio do assento, caso esteja com a Cadeira Combo (mais estreita), ele senta um pouco mais para a beirada mais afastada o pedal.

O aluno segura a borda do assento, leva os joelhos dobrados ao peito, tirando os pés do chão e estica as pernas na posição da Teaser com os pés em Base Pilates, contraindo o centro de força deixando seu apoio entre os ísquios e o cóccix. Então, ele retira as mãos da borda e estica os braços à frente conectando todo corpo. Após, deve dobrar os cotovelos levando-os em direção a cintura e esticar os braços atrás do corpo levando as mãos em direção ao pedal, onde elas devem apoiar separadas na largura dos ombros. Caso o praticante não tenha flexibilidade para isso, pode deixar os braços mais afastados. Todo esse movimento deve ser feito sem que ele saia da posição.

O aluno empurra o pedal para baixo descendo o tronco pensando em levar seu cóccix para o calcanhar para evitar que o bumbum empine e a coluna vá em extensão ou, simplesmente, que a lombar saia da posição enrolada. Então é feito o retorno do tronco para cima sempre tendo em mente a contração do core.

Ao final de algumas repetições, o praticante retira as mãos do pedal e volta a levá-las à frente na posição da Teaser, conectando pela última vez seu corpo todo, volta a apoiá-las na borda da cadeira e dobra as pernas para descer apoiando os pés no chão.

Devemos ficar atento as compensações como:

  • Cabeça avançada - peça para que o aluno imagine um fio puxando as orelhas para longe e também para que leve o queixo para a garganta.

  • Cotovelos em hiperextensão - o aluno deve estar com essa articulação desbloqueada, por isso deve dobrá-las ligeiramente.

  • Levar a força para os braços - este é um exercício abdominal e não de braços. Eles serão alongados conforme o aluno desce o tronco, mas não agem para facilitar o movimento de volta.

No vídeo mostramos uma variação que pode ser feita com gestantes, onde usamos a caixa da Cadeira para apoiar as pernas. Ao mantê-las dobradas diminuímos muito a alavanca o que faz a carga ficar bem menor. A amplitude do movimento também pode ser diminuída. Lembramos que cada gestante deve ter sua série, portanto, a anamnese é importante para que você desenvolva seu programa de aula. Nem toda grávida estará apta para fazer este exercício.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page