• Por Hellen e Monique

Pilates e Equilíbrio


A melhora do equilíbrio é um dos benefícios da prática do Pilates. Isso pode ser explicado por alguns fatores:

O método possui grande foco no centro de força visando o trabalho da musculatura profunda do tronco, responsável pela estabilização das estruturas da coluna vertebral. Esses músculos entram em ação instantes antes dos grupos musculares maiores, que geram os movimentos propriamente ditos. Os estabilizadores tem a função de manter articulações em posicionamento ideal para receber a carga e também para evitar movimentos compensatórios.

Para melhorar a postura procuramos fortalecer certos músculos que se encontram fracos e alongar os que estão encurtados. Com isso, alcançamos um melhor alinhamento corporal e consequentemente melhoramos o equilíbrio.

Deve-se ficar atento às restrições como gestantes e idosos, por exemplo. Nós contra-indicamos exercícios perigosos para grávidas pelo fato de uma queda ser de alto risco para o bebe e em idosos precisa-se ter o dobro de cuidado porque um tombo pode significar fratura.

Também é preciso prestar atenção aos cuidados com o aluno que está sendo desafiado para que ele tenha total segurança em sua prática, por isso é importante se assegurar de que pontos de apoio sejam colocados a disposição do praticante para acessorá-lo em caso de desequilíbrios e que o instrutor esteja sempre próximo e orientando.

Desequilibrar é uma maneira de treinar o equilíbrio, por isso praticar exercícios com bases instáveis são eficientes para ganhos nesse quesito. Portanto, não caia em uma roubada, venha para o Pilates!

Veja mais sobre o tema:

Bases Instáveis

A Terrível e Deliciosa Fitball

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.