Abdominal com a Overball

No exercício de hoje a Overball exerce dois papéis: criar instabilidade e limitar a amplitude de movimento, tudo para dar mais trabalho para o Power House.

 

A bola deve ficar posicionada na linha do ângulo inferior da escápula, ou numa linguagem do dia-a-dia, na altura do fecho do sutiã :). Se ela ficar mais alta que isso, limitará demais a descida do tronco e se ficar mais baixa, causará mais instabilidade e dificultará o alinhamento da lombar.

 

Caso o aluno nunca tenha feito esse exercício, é indicado que ele comece pela variação mais simples, com os dois pés apoiados no chão para testar seu equilíbrio e encontrar a posição ideal da bola. Assim que ele dominar o exercício poderá evoluir para outras posições como manter um pé no chão e movimentar a outra perna, manter as duas pernas fora do apoio paradas a 90 graus, dobrar e esticar as pernas e assim vai. Ao realizar movimentos com os membros inferiores devemos nos certificar de que o aluno manterá a lombar estável, isto é, não aumentará a lordose durante a extensão da coxo-femoral e nem fará uma cifose na flexão dela.

 

É preciso tomar cuidado com o alinhamento da cabeça e pescoço na descida do tronco, que deve ser feita até o ponto em que se mantenha a distância entre o queixo e o peito, sem que haja uma extensão da cervical, o que causaria uma sobrecarga na região. Portanto o ideal é voltar a cabeça só até olhar para o teto. Ao limitar essa descida o abdômen é obrigado a trabalhar em tempo integral. Portanto o pilateiro deve ter o centro de força preparado para que não sobrecarregue a lombar.

 

No vídeo mostramos uma variação mais avançada para alunos sem restrições e outra para gestantes já com certo grau de treinamento ou alunos com pequenas restrições. Manter o apoio de uma das pernas no chão diminui a carga.


Essa bolinha parece até brinquedo de criança, mas na verdade é fonte de diversão para os instrutores de Pilates!

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.