top of page
  • Por Hellen e Monique

Pumping Parallel na Cadeira com a Faixa Elástica


O Footwork é um clássico que tem o objetivo de desafiar a estabilidade do centro de força e fortalecer as pernas. Hoje falaremos da variação feita com o aluno sentado na Wunda Chair.

No Original, o praticante senta na beirada da cadeira com as pontas dos pés no pedal em Base Pilates (com uma leve rotação externa, calcanhares unidos e pontas separadas e joelhos afastados na largura dos ombros). A barra é empurrada para baixo até o ponto em que os ísquios não saiam do apoio. Neste momento o abdômen é contraído para dentro para estabilizar o tronco que deve ficar imóvel durante a movimentação dos membros inferiores. Temos que observar a lombar do aluno para que esta não vá em extensão, caso isso ocorra oriente-o a mandar o cóccix para o chão. Os ombros e pescoço devem estar relaxados.

Depois de 10 repetições, esse mesmo movimento é repetido com as pernas em paralelo com o apoio dos pés nos arcos plantares e por último nos calcanhares.

No vídeo, optamos em fazer uma variação com as pernas em paralelo e uma overball entre os joelhos e adicionamos o fortalecimento dos membros superiores com a faixa elástica.

Ao descer o pedal pressione a bola, contraindo ainda mais períneo e adutores. Ao mesmo tempo faça a rotação externa dos ombros abrindo o peito. Tome cuidado para a coluna não ir em extensão, uma dica é pedir o fechamento das costelas e o crescimento axial. Também é importante pensar em deixar o peso no segundo dedo do pé para manter o alinhamento dos tornozelos e evitar que eles virem para fora. A volta dos movimentos de pernas e braços é feita de forma controlada.

Pode-se repetir com o apoio do calcanhar e arcos plantares.

No Pilates o importante é manter seu core acionado e também a estabilidade do tronco, por isso pense em contrair seu abdômen através do transverso como se estivesse abrindo um grande sorriso no baixo ventre.

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page