Vamos Alongar o Quadríceps?

30.01.2015

O Quadríceps fica na parte anterior da coxa e tem esse nome por ser formado por quatro músculos (reto-femoral, vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio) com origens e ventres diferentes que se juntam para formar o tendão patelar que se insere na tíbia e abriga a patela. É tão volumoso e poderoso quanto importante. 

 

Ele é responsável por fazer a flexão do quadril (no movimento de levar o joelho em direção ao peito, por exemplo) e  do joelho.  

 

Para se ter uma ideia de tamanha importância, uma das suas funções é deixar a perna esticada quando estamos em pé, além disso, ele é necessário para a realização de vários dos nossos movimentos diários como caminhar, sentar e levantar, subir e descer escada... 

 

Como o resultado estético do fortalecimento do quadríceps é sempre elogiado, as pessoas tendem a fazer apenas esse tipo de treino e esquecem que para um músculo ficar saudável também é fundamental que seja flexível. 

 

A posição sentado é um dos fatores que ajuda a deixar o músculo encurtado e muitos de nós passamos muito tempo nesta posição, seja trabalhando ou em casa vendo TV e ao computador. 

 

Se você tem dificuldade em agachar ou não consegue sentar nos calcanhares (posição da "sementinha" ou "prece") saiba que já passou da hora de alongar. 

 

Muitas das dores anteriores do joelho tem em uma das causas o encurtamento desta musculatura, além disso a falta de flexibilidade pode gerar de fraqueza da mesma, tendinite do tendão patelar, condromalacia, disfunções femuro-patelares. 

 

Ainda o reto-femoral, por fazer a flexão da coxa, quando encurtado é um fator que dificulta o movimento da marcha nos idosos que tendem a ficar com passos ainda mais curtos. 

 

Então, está esperando o que? Saia já do sofá e coloque sua coxa para alongar.

 

                                                            Hellen e Monique :)

 

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.