- Espaço Fluir
A Liberdade da Extensão
Você já parou para pensar o porquê de quase 100% das pessoas terem uma postura fechada? O que será que isso tem a ver com aquele medo e desconforto de fazer uma extensão?
É claro que esse tipo de postura tem uma razão mecânica, pois nossas atividades diárias, como dirigir e usar o computador, por exemplo, contribuem para adotarmos uma posição em flexão e a falta de atividade física também contribui para a má postura, mas esse fechamento do corpo também reflete nossas emoções.
Dependendo de nossas experiências de vida, o medo, a insegurança, a timidez, a tristeza nos encontram e influenciam diretamente nossa postura. Não é à toa que dizemos estar com um aperto no peito quando nos sentimos angustiados, mas do mesmo jeito que nossas emoções modelam o corpo, o corpo também pode liberar e lapidar as emoções. Por isso, abrir o corpo em extensão, deixando o centro do peito exposto, em princípio, é tão difícil e desafiador. No entanto, ao longo da prática, o efeito se torna gratificante.
Normalmente gostamos de ficar em nossa zona de conforto e exercícios como as pontes completas nos fazem encarar nossos próprios medos ao tirarem o corpo de sua posição habitual. Desta forma vivenciamos uma nova experiência e a quebra de padrão estimula a criatividade e a sensação de liberdade.
Além de todos os fatores emocionais ainda alongamos toda a cadeia anterior e fortalecemos braços, glúteos, costas e abdômen. Então, o que você está esperando? Mas lembre que para chegarmos ao alto da escada primeiro temos que subir o primeiro degrau, portanto, vá devagar e dê um passo de cada vez a caminho da liberdade.
Hellen e Monique :)
Veja mais sobre extensão de coluna em: