Pilates Para Iniciantes

Conhecer um estúdio de Pilates pode ser um tanto curioso e assustador. Normalmente ouvimos dos marinheiros de primeira viagem: "Nossa, parece que estou em uma sala de torturas medieval", mas não se preocupe, o método é muito profissional e os instrutores dão orientações específicas durante todos os exercícios.

 

Temos aqui algumas dicas para que os alunos iniciantes possam aproveitar melhor as suas aulas:

  • Pilates trabalha o corpo todo, destacando o controle, precisão e concentração, ou seja, envolve o corpo e a mente que deve estar focada em controlá-lo. Os movimentos não são executados rapidamente ou de forma excessiva, o alvo é a qualidade e não a quantidade.

  • Os músculos abdominais assim como os das costas, glúteos e os da região do períneo, formam o famoso Power House e servem como o centro de todo o movimento, permitindo que o resto do corpo se mova em segurança e com precisão, por isso fique atento e se esforce ao máximo para, seguindo as regrinhas ditadas pelo seu professor, ativar essa região ao máximo.

  • Repare se seu instrutor é preocupado em ensinar os princípios do método. O principal é a respiração que é onde todos os movimentos começam, não subestimem o poder da respiração, ela é a ferramenta usada na organização do corpo para conseguirmos contrair os músculos que nos estabilizam (como os abdominais que fazem parte do, acima citado, Power House) e nos deixam preparados para qualquer movimento. Se feita de forma correta renova e gera mais energia para que possamos nos exercitar melhor mantendo a qualidade durante todo o tempo.

  • Para escolher um estúdio para chamar de seu, dê preferência aos que sejam próximos à sua casa ou ao seu trabalho para evitar atrasos e faltas.

  • Existem estabelecimentos, como academias, por exemplo, que não possuem equipamentos e trabalham apenas com o Mat Pilates (ou Pilates de Solo). O criador do método começou seu repertorio pelo solo, então sim, existem aulas sem aparelhos que permitem trabalhar todos os grupos musculares. Porém a maioria dos estúdios usa os equipamentos o que possibilita uma gama maior de exercícios e, por isso, são mais interessantes.

  • O método é cheio de detalhes que fazem a diferença entre estar fazendo Pilates ou qualquer outro exercício, por isso durante as aulas muitas dicas sobre a execução dos exercícios são dadas para que estes sejam feitos com perfeição. O professor deve repetir o tempo todo as orientações e ficar atento à postura do aluno para fazer todas as correções necessárias. Os termos são meio esquisitos como “prenda o xixi” ou “mantenha os ombros longe das orelhas”, mas, acreditem, se seguirem tudo direitinho terão uma experiência e tanto..

  • Muitas vezes por exigência dos alunos e outras por despreparo dos instrutores as aulas começam a ter exercícios de malabarismos. Sim, existe no método alguns exercícios aéreos, outros em que o aluno tem que ficar de cabeça para baixo, por exemplo, mas há um longo caminho para se chegar neste ponto. Não atropele etapas. Tudo tem seu tempo e é necessário que antes sejam desenvolvidos força, controle, flexibilidade, entre outras tantas coisas para se chegar aos exercícios avançados.

  • O praticante também tem um papel extremamente importante, pois deve se concentrar nos movimentos e se esforçar em executá-los de maneira lenta, controlada e coordenada com a respiração.

  • Cuidado para não cair na tentação de transformar a sua aula em terapia e deixar a conversa rolar solta. Por mais acostumado que você já esteja com as regrinhas, não é possível conversar e fazer exercícios ao mesmo tempo. Todos os movimentos, mesmo os mais fáceis requerem atenção, pois cada vez que os fazemos, conseguimos conectar mais alguma parte do corpo e o exercício se torna um novo desafio.

Não é fácil ser pilateiro de verdade, mas lembre-se que os benefícios do método dependem também de você.

Experimente. Com essas dicas você só corre o risco de se viciar.

 

Saiba mais sobre o método em:

 

Pilates é sobre Controle, Qualidade e Concentração

Centro de Força

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.