Pilates e Yoga

14.11.2014

Muitos alunos que procuram o Pilates são praticantes de Yoga e vice-versa. Já aqueles que não conhecem as técnicas nos perguntam sobre as diferenças entre elas, meio que colocando tudo em um pacote só e normalmente nesse pacote ainda cabem palavras como relaxamento, exercícios para preguiçosos ou para quem é zen. Por isso decidimos esclarecer algumas diferenças e dizer o que afinal elas trabalham.

 

É verdade que existem algumas semelhanças, as duas usam exercícios feitos de forma fluida, controlada e com poucas repetições e visam melhorar a concentração, consciência corporal, equilíbrio, flexibilidade e força usando como principal arma a respiração. Engana-se quem acha que são fáceis ou leves, pelo contrário, exigem bastante do corpo e da mente. Usando o peso do próprio corpo os praticantes são levados a posições e movimentos que requerem força, elasticidade e equilíbrio, tudo junto e misturado. No Pilates ainda fazemos uso de aparelhos com molas que adicionam cargas aos exercícios.

 

Yoga é uma atividade que além do trabalho físico citado acima, também preza pelo equilíbrio mental e espiritual e o auto conhecimento, e para isso o aluno também será levado a realizar práticas de meditação e desintoxicação buscando uma alimentação vegetariana. Também aprenderá a entoar mantras e a filosofia Hindu que faz parte da espiritualidade da prática. Existem várias modalidades de Yoga, umas mais calmas como a Hatha e outras mais "punks" como a Ashtanga, por isso é bom achar a que melhor combina com você.

 

Já o Pilates é uma técnica muito mais nova, com foco no corpo e usa a concentração para que o exercício seja feito com a melhor qualidade possível, ou seja, o aluno é levado a contrair os músculos certos para cada exercício e aprenderá a melhorar a sua consciência corporal. Joseph Pilates utilizou seus conhecimentos sobre várias outras técnicas e esportes para criar seu método e uma delas foi a Yoga, o que faz com que as pessoas se confundam um pouco. Também existem aulas de Pilates em vários formatos, ache o seu.

 

Pelos pontos em comum, o canadense Jonathan Urla fundiu as duas atividades em um método que chamou de Yogilates. O Yogilates na verdade é uma aula metade Yoga e metade Pilates, onde as duas práticas foram respeitadas. É um barato, vale a pena experimentar. Seguindo essa ideia, os instrutores que trabalham com Pilates Contemporâneo podem criar seus exercícios baseados na Yoga, mas assim como Jonathan devem prezar pelos fundamentos e princípios. Portanto só devem ter essa liberdade profissionais formados nos dois métodos, para que possam fazer isso com responsabilidade.

 

                                                             Hellen e Monique :)

 

Tags:

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.