top of page
  • Espaço Fluir

Jairzinho no Reformer

Jairzinho é um exercício antigo de ginástica localizada famoso por deixar os glúteos e coxas bem bonitos e torneados. Aqui temos uma releitura dele, porque tudo que é bom deve ser prestigiado.

O aluno começa em pé no Reformer de frente para barra de pés. Um pé na plataforma e outro com a ponta na beirada do carrinho e assim enrola a coluna para baixo até tocar a ponta dos dedos na barra de pés. Após ter esse suporte vai crescer a coluna até deixá-la reta. Caso o aluno não consiga fazer esse movimento de descida do tronco com segurança, o professor deve assisti-lo. O ideal é manter as pernas o mais esticadas possível. Não existe peso nas mãos, elas apenas ajudam no equilíbrio e segurança no aparelho.

Numa variação mais simples, o aluno começa a dobrar o joelho da frente sempre mantendo o mesmo em cima do pé, ou seja, não pode deixar o joelho avançar ou recuar da linha do calcanhar. Então, vai descer até formar um ângulo de 90 graus no joelho ou o máximo que conseguir mantendo o alinhamento da bacia que tende a rodar para o lado da perna que está atrás. Para evitar isso existem algumas dicas verbais como “não deixe a sua cintura fechar ou mantenha o espaço entre as costelas e a bacia”. Não devemos deixar o joelho dobrar além do ângulo reto. A perna de trás se mantém esticada. A partir daí ele volta a subir, esticando a perna da frente até o ponto em que sinta alongar os posteriores, a bacia não desalinhe e a coluna se mantenha reta.

A variação que mostramos no vídeo possui um desafio a mais que é dobrar e esticar a perna de trás mantendo o joelho da frente a 90 graus. Esse movimento causa mais instabilidade e localiza ainda mais o peso do corpo na perna da plataforma. Ele pode ser repetido algumas vezes antes do aluno subir e desfazer o movimento.

Esse é um daqueles exercícios que quanto menos molas maior a dificuldade, mas atenção ao nível e capacidade de seu aluno para não pular etapas.

Alguém aí ouviu falar de amnésia glútea? Nós pilateiros não.

Hellen e Monique :)

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page