top of page
  • Espaço Fluir

Oblíquos do Abdome

Os músculos Oblíquos do abdome participam dos movimentos de flexão do tronco quando agem bilateralmente, das inclinações e rotações, quando agem unilateralmente, além de aumentar a pressão intra-abdominal, participando de ações como tosse, espirro, micção, defecação, vômito e parto. E juntamente com o Diafragma e a camada mais profunda do abdome, o famoso Transverso, produzem um "colete muscular" que mantém as vísceras no lugar e protegem a coluna lombar. Portanto, o papel dos oblíquos é bem mais importante do que melhorar a aparência da cintura. Então, vamos caprichar nas abdominais!

O instrutor deve ficar atento, pois algumas compensações chamam a atenção durante a execução dos exercícios, como usar a musculatura do pescoço para fazer um impulso no sentido de ajudar o movimento do tronco (isto é, fazer uma inclinação de pescoço para ajudar na inclinação do tronco ou uma rotação de pescoço para ajudar na rotação do tronco) e manter a bacia instável permitindo que a rotação chegue até a bacia levando-a junto. O movimento de rotação deve acontecer somente da cintura para cima.

No caso do exercício da foto, é frequente observar praticantes deixando a bacia rodar para trás. Mais uma vez reafirmamos a importância da correta orientação do instrutor, que pode usar diversos comandos verbais e imagens para ajudar o aluno a entender o alinhamento correto do corpo. Simples frases como "mantenha a mesma distância entre orelha e ombro dos dois lados", "mantenha a distância entre o queixo e o peito como se estivesse prendendo uma maçã" e "não deixe o quadril virar junto" são de grande valia. Quase tão benéficas quanto "nossa, como você emagreceu"!

Brincadeiras à parte, use e abuse do método, faça variações, use diferentes equipamentos e acessórios, mas tome cuidado para não se perder no meio do caminho e acabar fazendo tudo menos Pilates.

Hellen e Monique :)

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

Logo Paint.png

O que você procura?

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page