Atenção à Água

25.08.2014

Chegou às nossas mãos, através do amigo e biólogo Raul Lins, um panfleto do Planeta Sustentável com informações e dicas sobre os cuidados com a água que reproduziremos aqui. Só somos capazes de mudar através do conhecimento e, para isso, é importante procurarmos dados relevantes e passarmos a todos para que juntos possamos fazer a diferença.

 

“Apenas 2,5% da água no mundo é doce e boa parte dela (2%) está congelada nos pólos. Sobra 0,5% para o consumo, mas consegui-la não é fácil. E há cada vez mais pessoas no planeta. É preciso mudar hábitos para reduzir o nosso impacto sobre o planeta. A poluição atinge rios, lençóis freáticos e litoral, espalhando-se pelo bairro vizinho, cidade vizinha, país vizinho... E é dessas fontes que precisamos obter novamente água.”

 

Pratique escolhas sustentáveis em seu dia-a-dia:

 

“- A melhor maneira de economizar água é comendo melhor. Usamos 70% da água disponível no mundo para produzir comida. Por isso, ao evitar o desperdício, você poupa esse recurso natural. Um terço dos alimentos se perde na produção, na estocagem, na distribuição e em casa. Para se ter uma idéia, para cada quilo de carne bovina são gastos quinze mil litros de água, desde o plantio do alimento para o gado até a limpeza de seus dejetos. Seguindo a mesma lógica: um quilo de frango, quatro mil litros, um quilo de ovos, três mil litros, pó para uma xícara de café, cento e quarenta litros, barra de chocolate, mil e setecentos litros.

           

- Antes do mercado ou da feira, faça uma lista do que realmente precisa. Depois, guarde tudo corretamente. Assim você não compra nem gasta sem necessidade. De preferência a frutas e verduras da época, pois estas exigem menos água em seu cultivo.

 

- A água que não vemos, mas que é usada em tudo que é produzido, é chamada de pegada hidrológica, e precisa ser levada em conta para se fazer melhor uso deste recurso. A indústria consome 20% da água disponível para produzir vários objetos, por exemplo, calça jeans, mil litros, um carro, quatrocentos mil litros. Sejam roupas, artigos de decoração ou eletrodomésticos, opte por produtos duradouros e eficientes.

 

- De cada 10 litros de água tratada quase 4 se perdem por vazamentos e fraudes. De toda água tratada no Brasil 40% nunca chegam a seu destino. Em 17 das 100 maiores cidades do Brasil, esse índice alcança 60%. Canos rompidos ou furados são os principais responsáveis por essa perda. Quanto maior a rede de distribuição, maior o desafio de encontrar esses pontos. Outras causas de perda são os “gatos”, ligações clandestinas que desviam a água. Avise a companhia de abastecimento de água e exija o conserto de vazamentos na rua. Se sua conta de água subir sem justificativa, procure por vazamentos em casa. Se tudo estiver normal, suspeite de “gatos”.”

Fonte: Planeta Sustentável.

 

Então, não conviva com vazamentos, conserto-os assim que os identificar. Aquela aguinha que corre no vaso sanitário, ou a goteirinha na pia, não são inofensivas, são um “luxo” que nenhum de nós pode pagar.

 

                                             Hellen e Monique :)

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.