Afinal, O Que é Bico de Papagaio?

23.06.2014

Osteófitos são pequenas calcificações formadas nas articulações e por terem o formato que lembra bicos de papagaio, ganharam este apelido.

 

Essas formações aparecem quando a cartilagem, que tem função protetora da extremidade óssea, está desgastada. Sua fragilidade aumenta o impacto sofrido pelos ossos durante os movimentos facilitando o acontecimento de micro traumas. Em defesa, o organismo tenta proteger a região e calcifica as estruturas locais numa tentativa de solucionar o problema. No entanto, os osteófitos podem comprimir raízes nervosas e gerar ainda mais dor. Todo esse processo caracteriza a Artrose (ou Osteoartrite).

 

As causas são diversas como fatores hereditários, traumas, má postura, sobrepeso, doenças reumáticas, sedentarismo.

 

Uma vez formado, o bico de papagaio fica para sempre, o que deve ser tratado é a artrose e o tratamento depende dos sintomas.

 

Em casos de dores agudas, o tratamento normalmente é medicamentoso. A partir do momento que se sai da fase aguda, o ideal é mexer o corpo. Exercícios são sempre bem vindos, pois o controle do quadro é feito pelo fortalecimento e alongamento da musculatura e o treinamento da mobilidade e estabilidade articular. Além disso, técnicas de controle respiratório, relaxamento, massagens de liberação fascial e compressas quentes nos músculos ao redor da região afetada também ajudam a controlar o quadro álgico.

 

O melhor é a prevenção sempre, então saia do sedentarismo e procure uma atividade física que te dê prazer. Cuide-se com carinho. 

 

                                                                  Hellen e Monique :)

Tags:

Please reload

Workshops Espaço Fluir

Clique na imagem para saber mais

O que você procura?

Please reload

DÚVIDAS E SUGESTÕES, AQUI É O LUGAR!

UM BLOG POR ESPAÇO FLUIR

© 2014 POR ESPAÇO FLUIR.