- Espaço Fluir
O Método Pilates
J. H. Pilates criou seu método, originalmente chamado Contrologia, baseado em suas experiências como atleta e também no tempo em que passou reabilitando e fortalecendo os feridos na Primeira Guerra Mundial. Para isso, instituiu séries fixas que começam pequenas e com um grau de dificuldade menor e aos poucos ficam maiores e mais complexas. Em suas séries, os exercícios são emendados como em uma coreografia que os alunos aprendem e com a repetição chegam à perfeição, ou seja, a execução de forma fluida (sem intervalo e suave e lentamente) e sem erros. Quando o objetivo é atingido, os exercícios se tornam mais difíceis e a série maior.
Existem inúmeros exercícios feitos em aparelhos próprios do método e também no solo.
"Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente." Joseph Pilates.
Os exercícios originais de Pilates são realizados sistematicamente com poucas repetições e muitas variações. O foco deve ser a qualidade da execução e não a quantidade.
“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica... Nem muito pouco, nem em excesso.” J. H.Pilates
Após sua morte seus alunos passaram a divulgar seu método e algumas correntes apareceram e o modificaram baseados em novos estudos e a fim de abranger um grupo maior, pois seus exercícios são bastante vigorosos.
Hellen e Monique :)