Por Hellen e Monique

3 de abr de 2015

Mais do Hundred

O Hundred é um exercício dinâmico de fortalecimento do abdômen, estimula a circulação e respiração e conecta todo o corpo promovendo um bom aquecimento.

Mesmo sendo o primeiro exercício da série clássica de MAT, ele consegue desafiar tanto o iniciante quanto o aluno avançado, nunca deixando o praticante entediado.

Como todos os exercícios de Joseph, quanto mais fazemos e lemos sobre eles, melhores eles ficam, mais o nosso corpo entende e alcança os propósitos e, por incrível que pareça, mais complexos e difíceis eles ficam.

Como dicas nunca são demais, daremos algumas:

Se você nunca fez o Hundred com atenção, volte ao básico e aprenda bem o movimento para sentir a diferença na evolução. O movimento já deve estar fluindo com naturalidade para tentarmos as variações mais difíceis.

Em todo e qualquer exercício de Pilates devemos começar acionando o core antes mesmo de nos movimentarmos, pois no dia a dia é assim que o nosso corpo se prepara para um abalo, como levantar um peso, por exemplo. Por isso comece com as contrações do períneo, transverso e demais músculos estabilizadores e só então comece seu movimento. Sua estabilidade vai aumentar sensivelmente.

Dê muita importância à respiração. Ela dá ritmo ao exercício e como nos concentramos em contrair ainda mais os músculos do Power House quando respiramos, ela conecta o corpo e melhora a estabilidade. O Hundred é um ótimo exercício para treinar os ciclos respiratórios e todas as informações que vão com eles.

Somente suba o corpo até o apoio ficar na base das escápulas. Vemos muita gente subindo além das escápulas, isso não cabe a este exercício.

Nunca ultrapasse seu limite e fique atento para que seu aluno não ultrapasse o dele. Cabeça avançada e extensão lombar são dois indicativos que você foi além de seu limite, então retroceda e treine com qualidade até que seu corpo esteja pronto para evoluir.

Nós, instrutores, também devemos pedir ajuda e fazer aulas supervisionadas para que possamos melhorar nossa prática, por isso não se intimide e experimente fazer essa troca, você vai perceber a diferença.

Veja mais sobre o Hundred e suas variações aqui.